Pós-pandemia, premiações e homenagens marcam 6º Fórum IRAS

• NotíciasPós-pandemia, premiações e homenagens marcam 6º Fórum IRAS

Pós-pandemia, premiações e homenagens marcam 6º Fórum IRAS

Um auditório lotado no Centro de Convenções de Pernambuco acompanhou a sexta edição do Fórum Sindhospe de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) na última sexta-feira (27), marcando o encerramento da 11ª Feira HospitalMed. O encontro científico já é referência no calendário de eventos de saúde brasileiro e neste ano teve como tema central “Prevenção Contínua: Abordagens Integradas para Controle de Infecções Hospitalares num mundo Pós- Pandemia”.

Durante o Fórum, foram debatidos temas de grande urgência na atualidade, com discussões sobre como se controlar um surto de uma doença infecciosa, a correta esterilização e limpeza das unidades hospitalares e de casos específicos, como o Candida auris, que teve grande impacto no estado de Pernambuco em 2023.

Abertura do 6º Fórum IRAS, no Centro de Convenções de Pernambuco. Foto: Gleber Nova

Entre os principais momentos, as mesas que contaram com a participação da diretora geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Dra. Karla Baeta, e a Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Marcelino Champagnat, Dra. Viviane Carvalho. A palestra magna, com um dos mais importantes nomes da área da saúde do Brasil, Dr. Gonzalo Vecina, foi feita por videoconferência e também foi um grande sucesso.

Para o presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, o Fórum encerrou os eventos do Sindhospe com chave de ouro: “Realizamos com muito sucesso o 12º Congresso Norte e Nordeste de Gestão em Saúde e, agora, o 6º Fórum IRAS ajuda a abrilhantar ainda mais esse momento especial. Também realizamos mais de 24 workshops para profissionais de saúde em três dias de HospitalMed”, destacou.

Responsável pela organização científica dos eventos, o coordenador educacional e de inovação do sindicato, Prof. Eurico Noblat, também comemorou o resultado dos eventos promovidos pelo Sindhospe: “É um esforço conjunto, feito com muita dedicação, que torna o congresso, o fórum e o os workshops, essenciais para o desenvolvimento dos debates em torno da saúde, de maneira geral, em nossa região”, afirmou.

Homenagens

A médica Silvia Lemos foi homenageada durante o Fórum pelos serviços prestados para a sociedade no âmbito da saúde. No encerramento da HospitalMed, o Sindhospe foi homenageado com um “parabéns” simbólico pelos 35 anos de fundação, completos neste mês de outubro.

Dra. Silvia Lemos recebe homenagem do Sindhospe. Foto: Gleber Nova.
Celebração dos 35 anos do Sindhospe. Foto: Gleber Nova.