• NotíciasSindhospe reúne representantes sindicais em I Encontro dos Sindicatos da Área de Saúde

O Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe) reuniu na última quinta-feira (12), representantes sindicais para o I Encontro dos Sindicatos da Área de Saúde. O evento, realizado na Associação Médica de Pernambuco (AMPE), serviu para iniciar o debate em prol do fortalecimento das relações sindicais com ideias e propostas.

O presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, iniciou o evento chamando à mesa os representantes dos sindicatos para que cada um pudesse fazer uma rápida apresentação do seu setor com as suas respectivas necessidades.

Participaram deste momento os seguintes presidentes de sindicatos: Dra. Veridiana Ribeiro (Farmacêuticos), Dr. Luiz Marinho (Clínicas), Dr. Cristiano Nascimento (Fisioterapeutas), Dra. Clésia Souza (Nutrição), Dr. José Francis (Técnicos de Enfermagem), Dr. André Silva (Biomédicos) e Dr. Ailton de Ataíde Filho (Odontológicos).

Na sequência, foram realizadas as palestras que ampliaram os debates de ideias da área de saúde. O advogado Dr. Arthur Weinberg falou sobre a importância da convenção coletiva no pós-Reforma Trabalhista (negociado x legislado) e a adoção de formas alternativas de resolução de conflitos. Já Dra. Solange Bezerra abordou as novas formas de custeio dos sindicatos. E, por fim, o jornalista Fernando Fagundes explicou sobre como fazer uma comunicação sindical eficaz.

“É um momento pioneiro no Brasil juntar os sindicatos dos trabalhadores com o patronal para discutir interesses comuns. Estamos vivendo novos tempos e precisamos debater sobre a Reforma Trabalhista, a crise que o País está enfrentando e como vamos encarar tudo isso. Entendendo que todos os direitos devem ser respeitados, mas que os trabalhadores também devem entender que os empregadores não são inimigos. Discutimos alguns assuntos como a nova legislação trabalhista, formas de negociação, conciliação antes da judicialização e as novas formas de custeio para os sindicatos sobreviverem”, comentou o presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro.

A primeira edição do Encontro dos Sindicatos da Área de Saúde foi considerada um verdadeiro sucesso por todos que participaram. Portanto, novos eventos serão realizados para que o debate seja ampliado e haja uma convergência de ideias.

“Esse foi apenas o primeiro encontro e a intenção, até pela receptividade dos presidentes dos sindicatos, é que tenha continuidade. Queremos estreitar o relacionamento para trabalharmos juntos”, finalizou Dr. George Trigueiro.