• NotíciasSindhospe na luta pela capacitação do polo médico

Sindhospe na luta pela capacitação do polo médico

Pernambuco deve contar em breve com uma Escola Nacional de Ensino em Serviços de Saúde (Enaess). O assunto foi discutido entre o presidente do Sindicato dos Hospitais do Estado de Pernambuco (Sindhospe), George Trigueiro, o diretor Fernando Murta, a deputada estadual, Priscila Krause, e o professor Eurico Noblat, juntamente com o Ministério da Educação. Essa é uma das bandeiras levantadas pela nova gestão do Sindhospe, que também integra à equipe Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess).

“Faz parte do nosso papel estimular o conhecimento das unidades de saúde do Estado e possibilitar a criação de um ambiente competitivo que fortaleça ainda mais a qualidade dos serviços que prestamos”, disse Dr. Trigueiro, acrescentando que tirar esse projeto do papel será como incentivar à criação de postos de trabalho mais qualificados e, naturalmente, impulsionar ainda mais o segmento.

A chegada da Escola Nacional vai acontecer a partir de uma iniciativa, sobretudo, da Fenaess, que, junto com o Sindhospe, vai ser responsável por implantar o Escritório Regional da Fenaess no Estado de Pernambuco. Quando todas as ações estiverem integradas e funcionando, a ideia é alavancar os dados do setor, um dos mais importantes do País.

Pernambuco é considerado, historicamente, um polo de excelência em medicina. A característica de ser o 2º maior polo médico do País e o 1º do Norte/Nordeste vem do fluxo de investimento em tecnologia médica, quantidade de médicos especializados disponíveis para a população e quantidade de unidades de saúde atendendo a rede privada.

O Estado concentra mais de 400 unidades de saúdes de grande e médio porte, faturando por ano mais de R$ 7,2 bilhões. Ao todo, o número de leitos no polo médico de Pernambuco chega a 22 mil, com um total de internação de 187,2 mil ao ano. Tudo isso gera mais de 130 mil empregos, entre diretos e indiretos.

De acordo com informações da Secretaria de Finanças do Recife, desde 2012, o setor de saúde ocupa o terceiro lugar no ranking dos 50 maiores arrecadadores de ISS (Imposto Sobre Serviços) no Recife.  A arrecadação desse setor cresceu 72,26% no período de 2012 a 2016.