Você está aqui!
  • Home
  • Notícias2º Fórum Sindhospe de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde é realizado no HospitalMed 2019

2º Fórum Sindhospe de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde é realizado no HospitalMed 2019

O segundo dia do Sindhospe na HospitalMed, nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções, foi marcado pela realização do 2º Fórum Sindhospe de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Neste ano, o tema debatido foi a “Resistência microbiana ao uso excessivo de medicações”. Participaram do evento o presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, o gerente de Serviços de Saúde da Apevisa, Dr. Eduardo Beltrame, a coordenadora Estadual de Controle de Infecção da Apevisa, Dra. Ivone Braga Beltrame, e o Coordenador Científico e de Inovação do Sindhospe, professor Eurico Noblat.

Após a apresentação dos convidados, a Dra. Ivone Braga Beltrame apresentou a sua palestra sobre “Perfil epidemiológico dos micro-organismos notificados nas Unidades de Terapia Intensiva de Pernambuco”. Na sequência, foi a vez da enfermeira Cristina Lúcia falar sobre “Doenças infectocontagiosas: evitando sua disseminação”. Em seguida, o Fórum teve o Dr. Marcos Galindo abordando sobre “Oportunidade e barreiras à implementação da administração de antibióticos – MAS”, depois o biólogo Jorge Luiz de Araújo apresentou a “Segurança do paciente: uma arma fundamental no combate à resistência microbiana” e, por fim, a “Resistência microbiana no hospital: a bomba-relógio: onde nos posicionamos” foi o tema mostrado por Sylvia Lemos.

Ao final, os palestrantes ainda debateram a temática e responderam às perguntas do público, que lotou o auditório da Ribeira, no Centro de Convenções. Concluindo, assim, o 2º Fórum Sindhospe de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

“Este é um tema importante para todos nós. Porque quem trabalha com controle de infecções é um apaixonado pelo assunto e que precisa sempre estar se atualizando. Eu só acredito no desenvolvimento da Saúde através da capacitação dos profissionais. Portanto, acredito que o 2º Fórum Sindhospe teve esta função e todos tiraram um bom proveito”, afirmou o presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro.

Prêmios
O Fórum ainda contou também com a 2ª Edição do Prêmio Sindhospe nas áreas de Gestão Hospitalar e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). A pesquisa que recebeu o Prêmio Dr. Edmundo Ferraz foi “Gestão clínica do uso antimicrobianos no Hospital Miguel Arraes de Alencar – HMA” de Cátia Arcuri, Regirleide Silva e Aarão Barreto. Enquanto o Prêmio Enf. Lourdes Porfírio ficou com a pesquisa “Candidemia em um hospital público alta complexidade no Nordeste do Brasil: características epidemiológicas e fatores de risco em pacientes críticos” de Renata Baltar da Silva, Rejane Pereira Neves e Reginaldo Gonçalves de Lima Neto.

Além do Fórum, aconteceu o lançamento da Missão Saúde no Congresso, no Estande do Sindicato, projeto que levará comitiva de Pernambuco para apresentar temas importantes a serem debatidos no Congresso Nacional, visita que ocorrerá dia 13/11/2019, em Brasília.

leave a comment