• NotíciasSindhospe participa de última reunião do ano do conselho de regulação da CNSaúde

O Sindhospe teve representante na última reunião do conselho de regulação da Confederação Nacional de Saúde (CNSáude) em 2019. O encontro, realizado em Brasília (DF) no último dia 9, contou com a participação de um dos diretores do Sindhospe, o dr. Fernando Murta. O conselho de regulação é um importante órgão consultivo da CNSáude e trata especificamente de temas relacionados à área da saúde suplementar.

Entre os principais pontos abordados na reunião, esteve presente a questão das novas formas de contratualização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com Fernando Murta, existe uma preocupação com a capacidade das operadoras de planos de saúde honrarem suas dívidas e isso não prejudicar os hospitais. “Muitas vezes os hospitais não recebem pelo serviço prestado”, alertou o diretor.

Fernando Murta, que também é assessor técnico da Fenaess (Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde), destaca ainda outros temas importantes levantados na reunião do conselho, como a Lei Geral de Proteção de Dados e a discussão sobre a nova forma de dimensionamento das edificações de saúde (antiga resolução RD nº50). Para ele, os debates proporcionados pelo conselho são uma grande oportunidade: “O saldo do encontro foi positivo. Possibilita dar voz a todos os seguimentos da área da saúde, de prestadores de serviço às operadoras dos planos. Todo mundo é ouvido”, afirma.

A próxima reunião do conselho de regulação da CNSaúde acontece em 2020, ainda sem previsão de data.