• NotíciasSindhospe participa de 1º Reunião de Grupo de Trabalho do SASSEPE e pede necessidade de transparência de informações

O Sindhospe participou nesta quarta-feira (5) da primeira reunião do Grupo de Trabalho do Governo de Pernambuco para discutir a reestruturação econômica e financeira do SASSEPE. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Administração de Pernambuco, no bairro do Pina, no Recife. O Sindhospe foi representado pelo presidente, Dr. George Trigueiro, e pelo diretor, Dr. Fernando Murta.

A reunião serviu para formular propostas normativas para garantir a sustentabilidade e qualidade do Sistema, que atende hoje mais de 180 mil usuários. O Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH), que administra o SASSEPE, propôs atualizar a legislação do Sistema e melhorar a saúde financeira, já que a receita média mensal do Sassepe é de cerca de R$ 50 milhões, enquanto a despesa chega a R$ 70 milhões, considerando os custos de R$ 54 milhões com a rede credenciada e R$ 16 milhões com a rede própria.

Dr. George Trigueiro e Dr. Murta representaram o Sindhospe na Reunião do GT

Uma das ideias discutidas na reunião é seguir o caminho do Governo de Goias, que retirou o status de autarquia do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). Agora, o Sistema vai seguir as regras da Agência Nacional de Saúde (ANS), assim como os outros planos de saúde, o que inclui os reajustes frequentes.

Sobre os pagamentos atrasados, existe uma expectativa de que os pagamentos sejam pagos em breve, mesmo que de forma parcial. “Na próxima reunião do GT, marcada para o dia 19, a perspectiva é que as Secretarias da Fazenda e de Planejamento tragam dados sobre a disponibilidade de recursos para montarmos o cronograma de débitos em atrasos”, afirmou o presidente do IRH-PE, Dr. João Victor Falcão.

Para o presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, a transparência nos dados é de extrema importância para que a credibilidade no Sassepe não seja abalada. “A transparência é primordial para entendermos o que está ocorrendo com o SASSEPE. De toda forma, o que vi aqui nos dá a certeza de que há, de fato, vontade em se resolver o problema”, enfatizou.

O Grupo de Trabalho do SASSEPE foi criado por portaria assinada pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Participam do GT o Sindhospe; SIMEPE; Secretaria de Administração, IRH; Secretaria da Fazenda; Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional; Secretaria da Casa Civil; Secretaria da Controladoria-Geral do Estado; Procuradoria Geral do Estado; Assembleia Legislativa de Pernambuco; Fórum dos Servidores do Estado de Pernambuco e a Associação dos Servidores do Estado de Pernambuco.