Você está aqui!
  • Home
  • Sem categoria“Governo terá uma relação republicana com a rede credenciada de Saúde, diz Danilo Cabral em sabatina do Sindhospe

“Governo terá uma relação republicana com a rede credenciada de Saúde, diz Danilo Cabral em sabatina do Sindhospe

O candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral, participou, nesta quarta (31), do segundo dia de  sabatina com o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pernambuco (Sindhospe). No encontro, o candidato garantiu a implantação da telemedicina na rede estadual de saúde. O socialista disse que vai construir o Hospital de Trauma no Grande Recife, desafogando os atendimentos no Hospital da Restauração. O candidato  reiterou que, em seu governo, a gestão do Instituto de Recursos Humanos (IRH), que gerencia o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores de Pernambuco (Sassepe), vai ser pautada pela previsibilidade na relação com a rede credenciada. Ele também reforçou o compromisso do diálogo com o setor para, juntos, aprofundar as transformações que a Frente Popular lidera nos últimos anos.

Danilo Cabral (PSB) ao lado da diretoria do Sindhospe, que entregou um documento com propostas para o setor Saúde ao candidato

“A gente precisa discutir a questão da telemedicina. Essa é uma questão central em nosso plano de governo na saúde. Nós já temos um conjunto de equipamentos já instalados, e que a gente deseja ampliar, e vamos incorporar novas ferramentas de tecnologia na gestão da saúde”, afirmou Danilo, explicando que a implantação dessa modalidade chegará por meio de um profundo processo de transformação digital na gestão estadual. “A gente tem a oportunidade de fazer chegar os serviços de saúde nos vazios de saúde que ainda existem em Pernambuco e não vamos permitir que uma pessoa saia, por exemplo, de Salgueiro, com o TFD, para o Recife e fazer um exame, quando isso poderia ser resolvido com a telemedicina”, garantiu.

Aos dirigentes de instituições hospitalares, Danilo sinalizou que o Hospital de Trauma poderá ser construído nas proximidades do Hospital Pelópidas Silveira, no Curado, na entrada do Recife. “Já existe uma área na região próxima ao Hospital Pelópidas e essa nova unidade pode ser construída lá. Essa nova unidade vai desafogar o HR, tirando parte das pessoas que são atendidas em trauma lá e dar oportunidade a outros pacientes que necessitam de leitos”, explicou o socialista.

Sobre as futuras gestões do IRH e Sassepe, Danilo garantiu que o seu governo vai ter uma relação republicana com a rede credenciada. “Temos que ter previsibilidade nessa relação do IRH com os parceiros. Se não dá para resolver tudo a um só tempo, a gente vai ter uma previsão para atender todos, pactuando e resolvendo. Vamos ter no governo uma relação republicana, estabelecendo critérios a serem pactuados”, assegurou.

Assista aqui à sabatina do Sindhospe com Danilo Cabral:

 

CONHEÇA AS PROPOSTAS DE DANILO CABRAL PARA A SAÚDE, DE ACORDO COM O SEU PLANO DE GOVERNO REGISTRADO NO TSE:

Saúde de qualidade, acessível e universalizada.

Trata-se de ampliar e qualificar a implementação da política pública de saúde estabelecida pelas diretrizes constitucionais e materializada pelo SUS, considerando a integração dos níveis da atenção básica, de média e de alta complexidade. Contemplando as políticas e ações voltadas para a prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida, estimulando atividades esportivas, alimentação e práticas saudáveis, saneamento ambiental, vigilância sanitária, em parcerias com agentes públicos e privados.

Os investimentos para reestruturação da rede de atendimento de média e alta complexidade, com os hospitais e UPAs implantados e em execução, precisam continuar com o objetivo de suprir lacunas em especialidades demandadas, a exemplo dos cuidados de traumas e atenção para públicos com necessidades específicas.

Considerando as competências legais municipais na área da atenção básica, o papel do estado é essencial na articulação e promoção de incentivos para fortalecimento das estruturas de unidades
básicas de saúde, valorização dos profissionais das equipes de saúde comunitária e efetividade da dimensão preventiva. O atendimento das solicitações de exames e consultas deve contar com recursos tecnológicos de telemedicina, integração de bases de dados e prontuários eletrônicos, visando melhorar continuamente a capacidade de resposta com agilidade e qualidade, especialmente quando se constata o aumento da migração dos planos de saúde privados, em decorrência da redução na renda de parcelas expressivas da população.

 

*Com informações da assessoria do Sindhospe, Blog do Elielson, CBN Recife, TV Globo, G1 PE e portal do TSE

 

leave a comment