Prejuízo de clínicas de hemodiálise em Pernambuco passa dos R$ 5 milhões

• NotíciasPrejuízo de clínicas de hemodiálise em Pernambuco passa dos R$ 5 milhões

Prejuízo de clínicas de hemodiálise em Pernambuco passa dos R$ 5 milhões

O Sindhospe participou na semana passada de um importante debate para o setor de saúde do estado: a crescente crise da hemodiálise em Pernambuco. Foi feita uma audiência pública para tratar sobre o tema na Assembleia Legislativa no último dia 13 de dezembro. O encontro foi convocado pelo deputado estadual Luciano Duque, do Solidariedade.

Médicos, gestores e donos de clínicas especializadas discutiram com parlamentares a crise no setor de hemodiálise em Pernambuco. Foi exposta a defasagem da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde como um dos riscos para a continuidade dos serviços.

De acordo com o deputado Luciano Duque, mais de 6,5 mil pernambucanos dependem da hemodiálise, enfrentando ainda o risco de ficar sem atendimento. O político afirma que o SUS remunera cada sessão de hemodiálise por R$ 240, 97, enquanto o custo real é de R$ 305. Portanto, cada atendimento gera um prejuízo de R$ 64 por sessão, gerando endividamento das clínicas conveniadas.

O Sindhospe fez convocação geral de seus associados para acompanhar a audiência pública. Mensalmente, somado o prejuízo de todas clinicas de hemodiálise do estado, chega a mais de R$ 5 milhões. A Secretaria Estadual de Saúde reconheceu que a situação é grave e que cerca de 65% dos pacientes com indicação para diálise tiveram tratamentos de hipertensão e diabetes negligenciados. Um plano de ação está sendo elaborado, de acordo com o governo.