• DestaqueSindhospe fecha parceria com Programa Farol de indicadores de saúde e garante novo benefício a associados

O Sindhospe fechou uma importante parceria com o Programa Farol de Indicadores de Saúde e agora seus associados passam a ter benefícios dessa importante ferramenta dentro do setor saúde sem custo e com adesão e acompanhamento de maneira gratuita e confidencial. A parceria foi realizada durante o XI Congresso Norte-Nordeste de Gestão em Saúde, que aconteceu no Recife entre os dias 19 e 21 de outubro.

Participaram da assinatura do acordo, o presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, o presidente da CNSaúde, Dr. Breno Monteiro, e o coordenador do Programa Farol e membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. João Lucena.

O Programa Farol é uma ferramenta que visa a melhoria da qualidade e segurança da rede assistencial hospitalar, por meio da comparação dos indicadores de saúde. No momento são 46 hospitais de vários estados do país, que enviam dados dos seus indicadores para o programa, destacando que 13 destes hospitais possuem o mais alto nível de acreditação, obtidas por acreditadora nacional ou internacional, servindo de referencial para os participantes.

Os indicadores disponibilizados pelo programa, tem similaridade entre suas fichas técnicas e outros programas de indicadores (Anahp e ANS). Além disso, o Programa Farol é totalmente gratuito, por ser apoiado por entidades federativas sindicais patronais, que estimulam os objetivos de melhoria.

São 18 indicadores disponibilizados para os hospitais, sendo que os indicadores do programa relacionados à segurança do paciente, estão perfilados com as exigências da portaria MS 529/13 e da RDC 36/13 da Anvisa. Ao aderir ao Programa Farol, a instituição poderá escolher entre os indicadores disponibilizados, os que irá enviar os dados, permitindo que o hospital trace seus objetivos de performance através da comparação.