• NotíciasSindhospe assume cadeira no Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS – Recife)

O Sindhospe passa a ocupar uma cadeira no Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS – Recife) durante o biênio 2023-2025. O órgão, que reúne usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços, visa promover a formulação de estratégias de execução da política de saúde do Recife, inclusive nos aspectos sociais, econômicos e financeiros.

O sindicato participa como Conselheiro no segmento de Prestador de Serviços. Na última quinta (4), uma reunião extraordinária foi realizada para composição das Comissões, Comitês de Ética e Grupos de Trabalho com o atual colegiado. Ainda nesta quinta, foi criado um Grupo de Trabalho com a participação do Sindhospe para discussão de  Parcerias Público-Privadas na saúde. Uma série de reuniões deve ocorrer pra discutir o tema. Ao fim, um parecer deve ser levado para uma Reunião Plenária.

No geral, o Conselho se reúne em Reuniões Plenárias, que acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, na sede do Conselho, em Santo Amaro, com a presença de todos os representantes das entidades eleitas.

O presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, comemorou a participação do sindicato no Conselho. “Mais uma conquista do nosso sindicato, que agora participa de um Conselho criado para pensar na execução das políticas de saúde no Recife. Como representantes do setor privado e filantrópico, iremos contribuir da melhor forma para a melhoria da saúde no município”, enfatizou.

O CMS – Recife é composto por 48 conselheiros(as), sendo 24 titulares e 24 suplentes. Desse total, 50% representantes de entidades de Usuários(as), 25% representantes de entidades de Trabalhadores(as) e 25% representantes da gestão municipal e prestadores de serviços.

SOBRE O CONSELHO

O CMS-Recife é um órgão responsável pela fiscalização, propositura e deliberação das Políticas Públicas de Saúde do município. A sua criação se deu através da Lei 15.773 de 18 de junho de 1993, mas foi reformulada e regulamentada em 2006 pela Lei nº 17.280/2006 – Lei do Conselho, onde inclui as constituições dos Conselhos Distritais de Saúde e dos Conselhos de Unidade.