• NotíciasCNSaúde: Saúde contrata mais de 150 mil profissionais no primeiro semestre de 2021

O setor de saúde fechou o primeiro semestre de 2021 com saldo de 154.975 novos postos de trabalho, sendo 17.348 somente em junho, aponta boletim da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde). O levantamento foi feito com dados do Caged, divulgados pelo Ministério da Economia, e antecipado ao Broadcast.

Nos últimos 12 meses (julho de 2020 a junho de 2021), o setor gerou saldo positivo de 217.662 novos postos de trabalho. Em junho de 2020, a área contabilizava 15.347 novas contratações, 2.001 vagas a menos que no mesmo mês de 2021.

Na avaliação de Clovis Queiroz, Coordenador Geral de Relações do Trabalho e Sindical da CNSaúde, os números comprovam que o setor suplementar da saúde está em ascensão. “Registramos um recorde de criação de empregos. Fechamos este semestre com 40% mais vagas abertas do que em todo o ano de 2020”, aponta. “É uma situação que nunca havia ocorrido antes. Este ano está sendo realmente excepcional na geração de postos de trabalho.”

Queiroz reforça que o aumento de novos postos de trabalho está atrelado ao crescimento do próprio setor, que vem registrando saldo positivo nos últimos dez anos. “A covid-19 contribuiu, mas não é a única razão para o aumento de empregos na área. Mesmo agora, que a pandemia não está mais pressionando tanto os hospitais como já esteve, a geração de postos de trabalho tem sido constante”, explica.

No primeiro semestre desde ano, o saldo da geração de emprego na saúde foi superior ao da Agricultura, que contratou 152.496 profissionais durante este período. Atualmente, o estoque de trabalhadores celetistas no setor saúde é de 2,620 milhões.