Você está aqui!
  • Home
  • NotíciasNa sabatina do Sindhospe, Raquel Lyra promete fortalecer o SASSEPE e faz propostas para a Saúde

Na sabatina do Sindhospe, Raquel Lyra promete fortalecer o SASSEPE e faz propostas para a Saúde

A candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), abriu, nesta terça (30), a rodada de sabatinas promovida pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas de Pernambuco (Sindhospe). A candidata recebeu um documento com reivindicações do sindicato e defendeu o fortalecimento da atenção primária e a parceria permanente com os municípios na saúde básica.
A saúde pública é um dos principais problemas de Pernambuco. São inúmeros os relatos tristes e desumanos daqueles que precisam de cirurgias, exames e medicamentos, e essa é uma demanda de todas as regiões do estado. Esse governo não consegue entregar resolutividade aos que mais precisam. O Sassepe, que está desestruturado com débito de R$ 100 milhões, é um exemplo disso. O povo tem sofrido muito”, afirmou Raquel, que destacou seus principais compromissos para melhorar o acesso dos pernambucanos à saúde.
Raquel Lyra, a candidata a vice, Priscila Krause, e o candidato a suplente de senador Senado, Fred Loyo, recebem das mãos de Dr. George Trigueiro, o documento com propostas para o setor Saúde
Entre as propostas apresentadas pela ex-prefeita de Caruaru para a saúde, estão a construção de cinco grandes maternidades no estado; a conclusão das obras inacabadas, como o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru; a retomada do projeto do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns; a construção de Centros Especializados de Reabilitação para PCDs no interior de Pernambuco; a descentralização do acesso à saúde, por meio das Carretas da Saúde de Pernambuco, que farão a oferta itinerante de especialidades médicas, com consultas, exames clínicos e laboratoriais, e pequenas cirurgias, assim como para a saúde integral da mulher, e a criação do programa Especialistas por Pernambuco, estimulando a interiorização de médicos especialistas, ampliando a oferta de vagas de residência médica e multiprofissional no interior do estado.
O presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, reforçou que as unidades privadas de saúde podem ser parceiras do governo. “O setor privado de saúde já tem leitos hospitalares suficientes para atender o estado. Estamos prontos para colaborar com o poder público e disponibilizar capacidade técnica, profissional e estrutura para atender os pernambucanos”, disse.
A diretoria do Sindhospe posa ao lado de Raquel Lyra, a candidata a vice, Priscila Krause, e o candidato ao Senado, Guilherme Coelho

Assista aqui à sabatina do Sindhospe com Raquel Lyra:

 

CONHEÇA AS PROPOSTAS DE RAQUEL LYRA PARA A SAÚDE, DE ACORDO COM O SEU PLANO DE GOVERNO REGISTRADO NO TSE:

Propostas: Saúde e Qualidade de Vida
1. Promover a qualidade de vida da população, com a oferta de políticas públicas estaduais de prevenção e promoção da saúde voltadas à boa alimentação e manutenção de hábitos saudáveis.
2. Reforçar a Atenção Primária à Saúde, fortalecendo a infraestrutura e serviços das redes municipais de Saúde Bucal e do Programa Saúde da Família, dando suporte ao financiamento e à ampliação das equipes.
a. Implantar no estado o Programa Requalifica UBS, com editais para o financiamento de construção, reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde dos municípios.
b. Qualificar a Atenção Primária à Saúde Bucal nos municípios por meio do Programa Pernambuco Sorrindo.
c. Ampliar as equipes de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde, em parceria com os municípios.
3. Requalificar as infraestruturas físicas das unidades da rede estadual de saúde, garantindo a manutenção adequada, priorizando intervenções em unidades em
situação precária.
a. Requalificar a infraestrutura dos hospitais estaduais priorizando intervenções emergenciais nas unidades em pior estado, tais como o Hospital da Restauração e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM).
4. Descentralizar a rede de saúde de Pernambuco com a estruturação de unidades integradas e hierarquizadas de especialidades, exames e medicamentos, bem como dando o correto dimensionamento e alocação de profissionais em todo o território do estado.
a. Concluir as obras do Hospital da Mulher do Agreste em Caruaru.
b. Construir um Hospital Regional fora da Região Metropolitana do Recife que inclua especialidade de traumatologia, a fim de reduzir a superlotação dos hospitais, especialmente do Hospital da Restauração.
c. Ampliar a capacidade e a resolutividade dos Hospitais Regionais de Pernambuco, ampliando o perfil, a quantidade de leitos, fortalecendo as equipes, equipamentos, insumos e processos.
d. Retomar o projeto do Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns.
e. Criar o Programa Especialistas por Pernambuco, estimulando a interiorização de médicos especialistas, ampliando a oferta de vagas de residência médica e multiprofissional no interior do Estado.
f. Ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de exames de imagem e laboratoriais na rede de UPAs e hospitais, incluindo ressonância magnética, tomografia e ultrassonografia.
g. Criar o Centro Oncológico do Sertão, ampliando o acesso a serviços de diagnóstico e tratamento de câncer no interior do estado.
h. Criar as Carretas da Saúde de Pernambuco com a oferta itinerante de especialidades médicas, com consultas, exames clínicos e laboratoriais, e pequenas cirurgias, bem como da Saúde Integral da Mulher.
5. Reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas, melhorando a regulação hospitalar e ambulatorial, ampliando o horário de funcionamento de unidades de saúde e contratando serviços por meio do SUS.
6. Requalificar a distribuição e oferta de medicamentos, ampliando a rede de farmácias populares e a entrega em domicílio para pessoas com dificuldades de locomoção.
a. Criar o Programa Remédio na Porta, ampliando a dispensação de medicamentos a usuários com dificuldades de locomoção em suas
residências.
7. Valorizar os profissionais de saúde de Pernambuco, promovendo a sua qualificação continuada e condições adequadas de trabalho.
8. Reestruturar a rede materno-infantil de Pernambuco, ampliando a oferta de leitos no interior do estado e a qualidade dos serviços, a realização de consultas e exames pré-natais e a Atenção Integral ao Parto e ao Nascimento, a fim de combater a mortalidade de mães e crianças.
a. Construir 5 grandes maternidades, implantadas em todas as Macrorregiões da Saúde de Pernambuco, de forma a desconcentrar a oferta de leitos da Macrorregião I (Metropolitana).
b. Ampliar a oferta de Centros de Partos Normais, incentivando a realização do Parto Humanizado em Pernambuco, reduzindo a quantidade de partos cesáreos desnecessários.

9. Fortalecer a atenção a grupos especiais, promovendo a melhoria das infraestruturas e serviços de saúde da Primeira Infância, terceira idade,a. Fortalecer a Atenção Integral à Saúde da Mulher em Pernambuco, ampliando a oferta de especialidades e campanhas de prevenção e controle de doenças oncológicas, assistência ao climatério e violência sexual .

b. Reestruturar a Rede de Cuidados à pessoa com deficiência, através da implantação de Centros Especializados de Reabilitação para PCDs no interior de Pernambuco, ampliando a oferta de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) na rede estadual de Saúde.
10. Fortalecer as políticas e ações de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas.
11. Fortalecer a vigilância em saúde em Pernambuco, ampliando a infraestrutura, equipamentos e ações, e capacitando equipes de vigilância epidemiológica,
ambiental e sanitária.
12. Fortalecer as infraestruturas e serviços de saúde mental, aprimorando a Rede de Atenção Psicossocial em parceria com os municípios, promovendo ações de prevenção ao suicídio e automutilação e promovendo a qualidade do atendimento, a autonomia e a inclusão social de pessoas com transtornos mentais.
a. Ampliar o financiamento para a manutenção e implantação de novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em cidades do interior e de Leitos Integrais em Saúde Mental nos hospitais do estado.
13. Ampliar a utilização da Inovação e da Tecnologia na Saúde, ampliando a conectividade das unidades, a digitalização de processos e prontuários e a modernização de equipamentos e softwares.
a. Implantar o prontuário eletrônico único nas unidades de saúde de Pernambuco, promovendo a digitalização dos registros da Atenção Primária – em parceria com os municípios – de média e alta
complexidade.
b. Implantar o APP Saúde PE para agilizar e simplificar o processo de agendamento por parte das equipes de saúde e acompanhamento de consultas e exames por parte dos usuários.
c. Estruturar a implementação da telemedicina e da inteligência artificial na rede estadual de saúde de Pernambuco em parceria com os 25
14. Aprimorar a gestão da saúde pública em Pernambuco, fortalecendo a autonomia das unidades, qualificando o sistema de gestão e o monitoramento da qualidade da prestação de serviços.
15. Reestruturar o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (SASSEPE), requalificando a rede própria de agências do interior, ambulatórios e do Hospital dos Servidores no Recife, bem como ampliando e melhorando o acesso e a qualidade dos serviços dos hospitais, clínicas e laboratórios da rede credenciada.
*Com informações da assessoria do Sindhospe, portal JC Online e portal do TSE

leave a comment