• NotíciasEm reunião no Sindhospe, Prefeitura do Recife apresenta projeto de expansão da Atenção Básica com participação dos hospitais particulares

Foi realizada na última quarta-feira (06/12), uma reunião extraordinária na sede do Sindhospe, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, para o detalhamento do Plano de Expansão da Atenção Básica da Prefeitura do Recife. O encontro contou com a participação da secretária de saúde do Recife, Dra. Luciana Albuquerque, que mostrou os principais pontos do projeto. Entre as ações previstas, está a implantação de parcerias público-privadas para o incremento e construção de unidades de atenção básica em parceria com empresas, bem como o aumento do número de equipes que atuam na capital pernambucana.

De acordo com a prefeitura, o objetivo central é alcançar a cobertura total do programa de atenção básica no Recife, que atualmente tem uma abrangência de 59%. “A estratégia de saúde da família é o modelo de atenção básica que a gente acredita, e a gente quer ampliar isso para 100%. Ou seja, qualquer recifense vai ter acesso a um atendimento na educação básica”, destaca a secretária.

Secretária de Saúde do Recife, Dra. Luciana Albuquerque, apresenta projeto na sede do Sindhospe.
Foto: Felipe Pessoa / Agência Esfera

Para o presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, o projeto representa oportunidade de importantes parcerias e ganho significativo para quem utiliza as unidades de saúde no Recife. “Vai haver uma abrangência em toda a cidade do Recife na atenção básica de saúde, e o setor privado vai poder colaborar com a gestão dessas unidades, otimizando recursos e promovendo uma melhor qualidade na assistência”, ressalta.

Atualmente, o Recife conta com 282 equipes atuando no programa de saúde da família. Com a implantação do novo modelo, a meta é chegar a 597. O incremento das equipes se dará através da convocação de profissionais por concurso público. O projeto vai ser submetido a votação no Conselho Municipal de Saúde, a ser realizada no próximo dia 14 de dezembro.