• NotíciasCom Sindhospe como anfitrião, 10º Congresso Brasileiro da Fenaess começa nesta quinta (24), em Boa Viagem

Começa nesta quinta-feira (24/8), a décima edição do Congresso Fenaess, que vai até a sexta (25/8), direto do  Hotel Marante Executive, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. É a primeira vez que Pernambuco vai sediar este que é um dos mais importantes eventos do ramo médico-hospitalar do Brasil. O Congresso começa às 9h e segue até às 18h, nos dois dias.

O encontro é promovido pela Federação Nacional dos Estabelecimentos e Serviços de Saúde (Fenaess) em conjunto com o Sindicato dos Hospitais Particulares de Pernambuco (Sindhospe). Com o tema “Saúde brasileira: entre a realidade e a sobrevivência”, os principais grupos hospitalares do país debatem os desafios do setor saúde.

O congresso acontece em um momento de mudanças para o setor, em um contexto de fim da pandemia de Covid-19 e de crescimento da judicialização da saúde, com a Lei do Piso da Enfermagem. Entre os principais temas que devem ser debatidos, “Reforma Trabalhista: Perspectivas de mudança nas relações de trabalho” e o que esperar da Reforma Tributária, que está no Congresso Nacional.

Entre os palestrantes convidados, o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, e o superintendente executivo da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Marcos Paulo Novais. A relação entre prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde será um dos temas centrais, assim como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que contará com um painel com a participação da conselheira diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Nairane Rabelo.

O médico e deputado federal Pedro Westphalen (PP/RS), que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde, está confirmado. O presidente da Fenaess, Dr. Breno Monteiro, que também preside a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) acredita que é o momento exato de mostrar a força econômica e social do setor: “É um congresso da retomada, o primeiro 100% presencial depois da pandemia”, afirma.

O presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, destaca que a 10ª edição é ainda mais simbólica por celebrar os 40 anos de fundação da Fenaess e os 35 anos do Sindhospe. “Pernambuco tem um forte histórico quando o assunto é o setor médico-hospitalar. Somos pioneiros na área e o segundo maior polo médico do Brasil”, destaca. “Também será uma grande oportunidade para falarmos da crise da sustentabilidade do setor saúde, com a falta de financiamento da rede particular conveniada ao SUS”, completa.

Acesse a programação completa do evento AQUI.