• NotíciasCNSAÚDE E ANAHP PROPÕEM DESONERAÇÃO DA FOLHA PARA VIABILIZAR PISO DA ENFERMAGEM

CNSAÚDE E ANAHP PROPÕEM DESONERAÇÃO DA FOLHA PARA VIABILIZAR PISO DA ENFERMAGEM

A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) defendem a desoneração da folha de pagamentos para minimizar os efeitos do piso salarial da enfermagem que está sendo debatido no Congresso. O Projeto de Lei 2564/20, do Senado, institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

Em audiência realizada na Câmara dos Deputados no último dia 17, a desoneração da folha de pagamentos foi a solução apontada por representantes da rede privada de saúde para minimizar os efeitos do piso salarial. O texto está em análise na Câmara dos Deputados e, se aprovado como apresentado atualmente, pode gerar um grande impacto financeiro para o setor hospitalar em plena pandemia.

De acordo com levantamento da Anahp, a aprovação da proposta significaria um aumento dos gastos do setor privado sem fins lucrativos de R$ 6,37 bilhões. O aumento para o setor privado com fins lucrativos seria de R$ 5,76 bilhões, gerando um impacto total de R$ 12,13 bilhões.