• NotíciasAtualização em Biossegurança e Prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde(IRAS)

bioseguranca_noticia

O Dep. de Qualificação Profissional do SINDHOSPE – Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Consultórios, Casas de Saúde e Laboratórios do Estado de Pernambuco realizou o Curso “ATUALIZAÇÃO EM BIOSSEGURANÇA E PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE (IRAS)”, ministrado pelo Prof. Jorge Luiz, conhecido como Dr. Biossegurança, no dia 27/05/2016, sexta-feira, no Centro de Treinamento do SINDHOSPE.

Com capacidade máxima, treinamos colaboradores de 18 Unidade de Saúde Associadas ao SINDHOSPE e temas importantíssimo foram debatidos, como Introdução à biossegurança em ambientes de saúde; Normas da biossegurança; Boas práticas laborais; Práticas e cuidados no cuidado ao paciente; Prevenção e controle de infecções em ambientes de saúde; Projetos e Instalações: Projeto de postos de trabalho na área da saúde (piso, teto, parede, iluminação…); Sinalização adequada; Níveis de biossegurança; Equipamentos de proteção: Equipamentos de proteção (EPI´s, EPC´s); Riscos ocupacionais: Químicos; Físicos; Biológicos; Ergonômicos; Mecânicos; Psicológicos; Controle dos riscos biológicos; Mapa de risco; Procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização: Classificação dos ambientes e artigos (críticos, semi-críticos e não-críticos); Técnicas e produtos utilizados na higienização; Controle de qualidade; Riscos ambientais: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Gerenciamento de resíduos: Conceito; Tipos de resíduos em ambientes de saúde (RSS); Técnicas de descarte; Noções de elaboração de PGRSS.

A diretoria do SINDHOSPE agradece a todos os presentes.

Este curso faz parte do novo modelo de interação entre o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Consultórios, Casas de Saúde e Laboratórios do Estado de Pernambuco e seus associados.

Juntos fortalecemos o setor Saúde do Estado de Pernambuco.