• LegislaçãoAtenção aos novos contratos enviados pelas Operadoras de Planos de Saúde

Atenção aos novos contratos enviados pelas Operadoras de Planos de Saúde

Aos
ASSOCIADOS DO SINDICATO DOS HOSPITAIS DE PERNAMBUCO
Att. Diretoria

Prezado(a) Doutor(a),
Servimo-nos do presente para alertar aos associados do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco que as operadoras estão enviando contratos novos inteiros, devido a contratualização exigida pela ANS, porém com cláusulas que podem prejudicar os prestadores, contendo, em diversos casos, alterações de regras já pactuadas entre as partes e arbitrários reajustes com aplicação de percentuais de índices inflacionários, desta forma, sem nem haver a recomposição da inflação do período, para os casos da não realização das negociações.
Lembramos da existência da RN/ANS n.º 364 (11/12/2014), que dispõe sobre a definição do índice de reajuste, de contratos de prestação de serviços, que tenham negociações malogradas. A referida Resolução Normativa adota o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, para os contratos em que não haja acordo entre as partes, ao término do período de negociação, com sua regulamentação regida pela IN/DIDES n.º 061/2015.
Diante do exposto, este Sindicato orienta a análise cuidadosa de todos os contratos recebidos pelos prestadores e a não assinatura em casos considerados abusivos.
Disponibilizamo-nos para maiores esclarecimentos.
Com votos de grande estima e consideração, subscrevo-me.

Atenciosamente,

Dr. Mardônio Quintas