• NotíciasSindhospe realiza 1° Fórum de Controle de IRAS

Sindhospe realiza 1° Fórum de Controle de IRAS

O Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe) foi o responsável por uma das grandes novidades apresentadas até aqui no HospitalMed 2018: o 1° Fórum Sindshospe de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. O evento foi realizado nesta quinta-feira (04/10), no Auditório Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco, mesmo local em que ocorre a HospitalMed.
Os motivos que levaram o Sindhospe a realizar o evento são os mais diversos. Entre eles está a alta taxa de mortalidade ocasionada por conta de Infeções hospitalares (a quarta maior causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde). Tamanha importância do assunto fez o Sindicato reunir nomes da saúde pública e privada do Estado para debaterem o tema.
O Fórum contou com dois painéis. O primeiro abordou a “Prevenção de Infeções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)” e teve como coordenador o Dr. George Trigueiro, presidente do Sindhospe. Entre os palestrantes, estavam o Dr. Demetrios Montenegro, as enfermeiras Cristina Lúcia e Conceição Lira, além do Dr. Moacir Jucá.
“Me especializei na área infectologista após assistir ao filme que trata da morte do presidente Tancredo Neves, na década de 1980. Desde então, passei a trabalhar muito nesse setor. Eu sempre digo: vamos batalhar para fazer o 1° Fórum. E, a partir de segunda, já vamos começar a pensar em uma segunda edição para o ano que vem. Com mais profissionais e ainda mais empresas”, disse o Dr. George.
O segundo painel teve como tema “O Ambiente Como Novo Componente do Bundle, Diagnóstico e Novas Estratégias no Combate às IRAS”. Palestraram os Drs. Martha Romeiro, Marcos Gallindo e Sylvia Lemos. Para o coordenador acadêmico do evento, o professor Eurico Noblat, a quinta-feira foi de alegria por conta da realização do Fórum.
“Desde 2011 nós pensávamos em fazer esse Fórum. Agora, trabalhando no Sindhospe, tive essa responsabilidade. Segundo dados de novembro de 2017, 53% dos pacientes com infeção, morreram. Esses números são da Organização Mundial de Saúde. Por isso tamanha importância em se debater o assunto. Acredito que a nata desse segmento em Pernambuco está aqui”, analisou.
O HospitalMed 2018 segue até a próxima sexta-feira (05/10), no Centro de Convenções. O Sindicato dos Hospitais de Pernambuco é um dos apoiadores do evento e realizador de palestras dentro da própria Feira. Além do 1° Fórum Sindshospe, o Sindicato ainda promoveu o 7° Congresso Norte/Nordeste de Gestão em Saúde, na quarta-feira. Ainda serão realizados mais 50 workshops para capacitar centenas de profissionais nas mais diversas áreas.
_MG_3218
_MG_3012