• NotíciasEm sabatina no Sindhospe, Gilson Machado propõe centro de distribuição logística para a saúde

O Sindhospe recebeu, nesta quinta-feira (12) o candidato à Prefeitura do Recife pelo PL, Gilson Machado, e a candidata a vice Leninha Dias. O encontro fez parte da série de sabatinas que o sindicato promove para conhecer as propostas de cada candidato para a área da saúde. A sabatina, realizada no auditório do Sindhospe, em Santo Amaro, área central do Recife, foi comandada pelo presidente do Sindhospe, George Trigueiro, e contou com a presença dos diretores do sindicato Marcos Miranda, Maurílio Rodrigues e Lúcio Caldas.

Na sabatina, Gilson Machado declarou que pretende buscar parcerias com o setor privado para sanar problemas enfrentados pela saúde na capital, como a demora na emissão de laudos e exames e a falta de cobertura enfrentada por parte da população recifense. Para isso, o candidato pretende formar um comitê de gestão voltado a viabilizar a utilização de horários vagos em unidades de saúde privadas, visando reduzir a fila de exames e diminuir o tempo de espera por procedimentos médicos.

Para George Trigueiro, a participação do setor privado nas discussões com o poder público é essencial para a resolução de problemas no setor da saúde. “Acreditamos que, como o maior arrecadador de ISS da cidade do Recife, nós precisamos ser ouvidos, precisamos também participar dos programas [de governo]”, afirmou.

Machado revelou, ainda, a existência de um plano de ações através do qual pretende, também em parceria com o setor privado, zerar a fila de exames e a de cirurgias na capital pernambucana em dezesseis semanas. “A gente vai, sim, fazer essa parceria. Eu vou buscar redução de carga tributária do ISS do polo médico, e queria o polo médico também assumindo uma responsabilidade comigo, de zerar a fila de exames, zerar a fila de cirurgias”, afirmou.

Outra proposta apresentada pelo candidato foi a implantação de um centro de distribuição voltado a questões logísticas relacionadas à saúde. “É fundamental que a gente unifique toda a distribuição para as unidades de saúde da Prefeitura. Isso vai gerar uma agilidade, isso vai gerar uma segurança, também, para o cidadão que vai consumir o medicamento por orientação médica no posto de saúde, e isso vai evitar muita corrupção”, disse.

Machado ressaltou, ainda, que pretende destinar recursos para a ampliar o acesso à telemedicina e a atualização de prontuários eletrônicos, buscando parcerias com o Porto Digital; investir no turismo médico do Recife; e investir, também, no cadastro, tratamento e reinserção à sociedade de pessoas em situação de rua e usuários de drogas.

com informações de Felipe Pessoa