• DelegaciasCaruaruSindhospe inicia atuação em Caruaru com curso de gestão financeira

Sindhospe inicia atuação em Caruaru com curso de gestão financeira

Por Robson Meriéverton

Durante todo o dia, o público teve oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades que englobam a área de faturamento de uma instituição de saúde

Para marcar o início das atividades do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe) em Caruaru, durante toda a quarta-feira (05), um curso de Gestão de Faturamento foi oferecido para os conveniados. Na ocasião, a enfermeira e gestora hospitalar Cilêda Oliveira, foi a responsável por ministrar o curso. O momento, que é fruto de uma parceria entre em parceria do Sindhospe com a ENAESS, serviu para capacitar o público. Representantes do Sindhospe também estiveram presente.

Diversos emissários estiveram presentes a fim de absorver o conteúdo trabalho na palestra. “O tema proposto para o curso é importante, justamente por se tratar de uma área bem estratégica dentro das instituições de saúde, pois é no faturamento, onde são realizadas todas as ações com o paciente em conta hospitalar. Esses são processos complexos e que requerem conhecimento específico, já que é completamente diferente de qualquer outro setor”, afirma Cilêda Oliveira.

Apesar de complexo, entender de faturamento é mais que necessário. “Quanto melhor se tem conhecimento sobre os contratos de prestação de serviço, mais certeza se tem quanto ao alinhamento das contas. Isso já garante que o nível de conflitos entre paciente e instituição seja reduzido. Na prática, o paciente tem a certeza do que foi gasto com a sua recuperação está dentro da realidade. Por isso o curso é tão importante”, destaca Cilêda Oliveira.

Com a abertura de uma delegacia do Sindhospe em Caruaru, a intenção é trabalhar para que Pernambuco tenha um atendimento referência, assim como explica o coordenador Científico e de Inovação do Sindhospe Eurico Noblat. “O polo pernambucano de saúde é considerado o segundo do Brasil em qualidade, oferta de leitos e outras características. Isso faz com que exista uma heterogeneidade de oferta de qualidade de serviços, variando os níveis de um hospital para o outro”.

Sendo assim, prossegue Noblat, “sem tempo determinado para que a proposta seja cumprida, a intenção é criar um ‘padrão Pernambuco’ de qualidade na oferta de serviços”. Para que isso deixe de ser uma intenção e vire serviço, o Sindhospe vem expandindo sua área de atuação, instalando delegacias em vários municípios. Já foram inauguradas uma delegacia em Petrolina, outra em Garanhuns e agora chegou a vez de Caruaru. Essa última será a com maior área de abrangência, abarcando 26 municípios.

E os planos de cobertura estadual do Sindhospe não param por aí, visto que, ainda outras três delegacias ainda serão instaladas no Estado. “Para tanto, estamos expandindo a oferta de cursos para o interior do estado, como aconteceu durante todo o dia de hoje [terça-feira, 05], em Caruaru. Isso ajuda o desenvolvimento do polo como um todo e dar suporte para a criação do nosso ‘padrão de qualidade’, por isso que é tão importante a abertura de delegacias de saúde”, enfatiza Eurico Noblat.

Além da facilidade na oferta de cursos, a delegacia presta suporte aos associados, já que vai contar com assessoria jurídica gratuita, auditório e sala de reunião para uso dos associados, reuniões para alinhamentos das necessidades do setor de saúde, conversas sobre convenções coletivas e cursos em diversas áreas. “Quanto aos cursos, a intenção é que exista uma frequência maior, somando aos simpósios, fóruns e workshops que já acontecem no Recife regularmente”, acrescenta Noblat.

Seguindo com a programação do dia, após a finalização do curso, já na parte da noite, às 19h, acontece o evento que marcar o início oficial das atividades do Sindhospe em Caruaru. “Este é apenas mais um passo para interiorização do atendimento ao setor de saúde, uma das bandeiras da nossa gestão. A nova Delegacia representa, a partir de agora, um grande centro da saúde em Pernambuco e que precisava ser assistida”, pontuou o presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro.

A delegacia vai funcionar na Avenida Portugal, nº 465, no Bairro Universitário, Caruaru, no prédio da Sociedade de Medicina.