Você está aqui!
  • Home
  • NotíciasSindhospe destaca importância de doação de sangue com campanha Junho Vermelho

Sindhospe destaca importância de doação de sangue com campanha Junho Vermelho

O mês de junho chegou ao fim e queremos falar sobre a importância da campanha #junhovermelho, campanha que marcou os últimos 30 dias e da qual o Sindhospe faz parte. A campanha tem o apoio de instituições públicas e privadas da área da saúde e busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e, desse modo, angariar mais doadores voluntários.

O Ministério da Saúde estima que, no ano passado, devido à pandemia de covid-19, o número de doações tenha diminuído 20%, na comparação com o ano anterior.

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Estão impedidas de doar pessoas gripadas ou com processo alérgico que inclua tosse e coriza; que tenham feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano; que tenham tido hepatite após os 11 anos de idade; tenham realizado endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses; sejam usuários de drogas ilícitas.

Não espere apenas pelo mês de junho. Doe sempre!

Doe sangue, doe vida!

leave a comment