• NotíciasSetor privado de saúde se coloca à disposição para reduzir filas de cirurgias simples

O Sindicato dos Hospitais do Estado de Pernambuco (Sindhospe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) estão alinhados ao propor um mutirão de cirurgias eletivas nos hospitais privados em troca de reciprocidade tributária, sobretudo no que se refere à compensação no Imposto Sobre Serviços (ISS). De acordo com informações da Secretaria de Finanças do Recife, desde 2012, o setor de saúde ocupa o terceiro lugar no ranking dos 50 maiores arrecadadores de ISS no Recife.  A arrecadação desse setor cresceu 72,26% no período de 2012 a 2016.

Sobre este assunto, o presidente do Sindhospe, George Trigueiro, debateu no ‘Consultório de Graça’, na Rádio Jornal, o assunto. “A fila de espera de cirurgias eletivas no SUS chega a quase 1 milhão pacientes, quando o Estado conta com mais de 18 mil na fila de espera e o Recife com mais de seis mil. “Ou seja, temos espaços que poderiam ser disponibilizados para reduzir a carência dos que dependem da saúde pública”, reforçou;

Para se ter ideia, quase um milhão de brasileiros precisam fazer uma cirurgia no SUS e não consegue, segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). Com dados de 16 Estados e dez capitais, ainda conforme o CFM, 904 mil pessoas esperam por uma cirurgia considerada não urgente no SUS. O mais preocupante é que o número indica como o País ainda está longe de oferecer um sistema de saúde pública realmente universal à população.

Cinco tipos de procedimento concentram quase metade de todos os pedidos na fila do SUS. Em primeiro lugar, está a cirurgia de catarata (113.185 pessoas na fila), seguida de correção de hérnia (95.752 pessoas), retirada da vesícula (90.275 pessoas), varizes (77.854 pessoas) e amígdalas ou adenoide (37.776 pessoas). Ou seja, cirurgias simples.

Clique aqui e confira a entrevista completa.