• NotíciasSegurança ao paciente em primeiro lugar

Segurança ao paciente em primeiro lugar

No próximo dia 22 de maio, o Sindicato dos Hospitais do Estado de Pernambuco (Sindhospe) promove o curso Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente, com a ministrante Conceição Lira. O curso será realizado na Interne Educação, na Boa Vista. Uma excelente oportunidade para capacitar a equipe hospitalar.

Para a Conceição, a construção da cultura da segurança do paciente e da educação que abordem na perspectiva dos profissionais de saúde a necessidade de aprender com os erros, trabalhar em equipe, investir em educação permanente e em mudanças curriculares são fundamentais.

“É preciso perceber que os profissionais da saúde ainda são pouco instrumentalizados na sua formação para lidar com os erros, principalmente, porque esses são associados a sentimentos de incapacidade, culpa, vergonha e limitado conhecimento científico.Levando as instituições de saúde ao seguintes riscos : punições jurídicas, éticas e sociais que caracteriza que o profissional da instituição  não está preparado  para o cuidado seguro”, destacou Conceição.

Para ela, o debate sobre o tema está avançado nas instituições hospitalares privadas. “Portanto a cultura da segurança do paciente deve ser incorporada e estimulada nas organizações como um fundamento essencial para o cuidado em saúde seguro e o desenvolvimento de melhores práticas na atenção à saúde”, destacou, frisando que os pacientes e a sua família necessitam estar seguros quando buscam auxílio no serviço de saúde e os profissionais podem ser facilitadores dessa segurança por meio da adoção de melhores práticas.

O curso é voltado para a equipe multidisciplinar das instituições de saúde – coordenadores administrativos, gestores de qualidade, supervisores, engenheiros biomédicos, enfermeiros, nutricionistas, administradores, farmacêuticos, médicos, engenheiro civil, advogados, arquitetos, hotelaria hospitalar, entre outros.

Clique aqui para conferir as informações sobre o curso: Gerenciamento de riscos e segurança do paciente.

Interne-Educação-660x330
Interne Educação, local onde ocorrerá o curso