Você está aqui!
  • Home
  • NotíciasSaiba como participar das Premiações promovidas pelo Sindhospe

Saiba como participar das Premiações promovidas pelo Sindhospe

O  4º Fórum Sindhospe  IRAS  incluirá em suas programação a entrega de Prêmios por trabalhos acadêmicos  de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) cujo objetivo é fomentar a produção científica como contribuição para o todo o polo médico.

 

  • Regulamento

Da Apresentação de trabalhos científicos

A apresentação de trabalhos científicos será considerada para efeito da concessão do Prêmio, desde que o profissional de saúde se inscreva, compareça ao evento e tenha seu trabalho selecionado.

 

Conceito de trabalhos científicos

Entende-se como trabalhos acadêmicos aqueles apresentados por profissionais da área de saúde, pós-graduados e que atendam, na sua formulação, os pré-requisitos do regulamento.

 

  • Prêmio

 

  1. A Premiação contemplará o melhor artigo direcionado para cada prêmio.

 

  1. Cada artigo somente poderá concorrer a um único prêmio.

 

  1. A concessão do Prêmio por Apresentação de trabalhos acadêmicos é da competência exclusiva da Comissão Científica, composta de 07 profissionais de Saúde, dos diversos segmentos do polo médico pernambucano, que irão avaliar os trabalhos, sob a Coordenação Científica e de inovação do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco, na pessoa do Professor Eurico Noblat.

 

  1. O Prêmio por Apresentação de Trabalhos Acadêmicos somente será concedido uma vez por ano, por ocasião da realização das novas edições desses eventos.

 

  1. A premiação ocorrerá neste ano, no dia 21 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, às 17hs, por ocasião da realização do 4º Fórum Sindhospe  Norte/Nordeste de Controle de Infecções relacionadas a assistência à Saúde- IRAS.

 

 

  1. Público alvo e características de cada prêmio:

 

 

 

Prêmio Prof. Dr. Edmundo Ferraz

Público: Médicos Infectologistas ou médicos responsáveis pelos CCIHs de unidades de saúde que desejem apresentar trabalho científico de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)

 

Prêmio Enfermeira Lourdes Porfírio

Público: Profissionais de Saúde, não médicos, que desejem apresentar trabalho científico de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)

 

 

  • Documentação

Para candidatar-se aos Prêmios: Prof. Dr. Edmundo Ferraz e Enfermeira Lourdes Porfírio

por apresentação dos trabalhos acadêmicos, os profissionais deverão se inscrever, através de envio de email de solicitação de participação, constando as seguintes informações:

 

  1. Nome do autor do artigo científico; Formação acadêmica/profissional; e para qual dos prêmios, quer submeter seu trabalho, respeitando-se a característica de público alvo participante para cada prêmio.

 

  1. Participação:

A solicitação deve ser enviada para o email: enoblat@sindhospe.org.br.

 

  1. Prazos para envio dos artigos científicos

O prazo limite para o encaminhamento dos artigos científico será o dia 10 de Outubro, impreterivelmente.

  1. A divulgação dos vencedores se dará através de email até 72 horas antes do evento de premiação.

 

  1. Casos Omissos

Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Científica e de Inovação do Sindhospe..

 

  1. Da Apresentação de artigos científicos.

 

Normas para apresentação dos artigos científicos

 

  1. Da apresentação

1.1 Serem inéditos.

1.2 Devem ser apresentados em papel branco (se impresso), formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), digitados em word for windows, fontes times new Roman ou arial, tamanho 12, espacejamento 1½  entre linhas, vir acompanhados de cd-rom (identificado) e uma cópia impressa. Não devem ser encadernados.

1.3 Conter no Mínimo 04 (quatro) laudas e no máximo 08 (oito) laudas. As partes do trabalho devem ser esquematizadas por numeração progressiva, conforme a ABNT/NBR-6024/2003, adotando-se algarismos arábicos. Os títulos das seções do trabalho devem ser alinhados na margem esquerda e não utilizar ponto ou hífen após o numeral, apenas um espaço.

1.4 O trabalho deverá apresentar, logo após o título e subtítulo (se houver), o nome completo do autor, resumo curricular de, no máximo, 5 (cinco) linhas, contendo sua situação acadêmica, títulos, instituições às quais pertence e exercício profissional atual. Na última página deverá conter o endereço, telefones e email do autor.

2 Da estrutura do trabalho

O trabalho deverá obedecer à seguinte ordem:

  1. Título e subtítulo (se houver)
    II. Nome e titulação acadêmica
    III. Resumo na língua vernáculo com até, no máximo, 250 palavras (NBR –6028/2003), seguido de 3 (três) palavras-chave, separadas por ponto, que deverão indexar o artigo.
    IV. Introdução
    V.  Desenvolvimento
    VI. Conclusão
    VII. Resumo na língua inglesa (abstract) com até, no máximo, 250 palavras (NBR–6028/2003), seguido de 3 (três) palavras-chave (keywords), separadas por ponto, que deverão indexar o artigo.
    VIII. Referências – em ordem alfabética e normatizadas de acordo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023/2002).

2.1 Deve-se evitar o uso de negrito e sublinhado no corpo do trabalho.  Todas as citações apresentadas no corpo do trabalho devem indicar a fonte e serem descritas de acordo a norma da ABNT (NBR 10520/2002). O autor poderá apresentar as citações no formato do sistema numérico (notas de rodapé) ou autor-data. Qualquer sistema escolhido deve ser usado no decorrer de todo trabalho.

2.2.1 De acordo com a NBR 10520/2002, toda a citação textual que ultrapassar 3 (três) linhas deverá ser transcrita com recuo de parágrafo de, aproximadamente, 4 cm da margem esquerda, fonte 10, espaçamento simples, sem uso de aspas. Para destacar trechos da citação, usar negrito e a expressão – grifo nosso – entre parênteses. Deve-se evitar sublinhado e itálico, exceto para palavras estrangeiras.

2.2.2 O autor que adotar o sistema numérico (notas de rodapé), ao citar uma obra pela primeira vez no trabalho, deverá apresentá-la com todos os dados identificadores: autor, título, edição, tradução, local, editora, data e página onde a citação se encontra na obra original.

2.2.3 O autor que adotar o sistema autor-data poderá utilizar o numérico apenas para notas explicativas sobre o texto.

2.3 A lista de referências no final do trabalho é obrigatória.

2.3.1 Orientações básicas para elaboração de referências

2.3.1.1 Livros (trabalho monográfico)

  1. a) Livro considerado como um todo

SOBRENOME DO AUTOR ACOMPANHADO DO PARENTESCO (SE HOUVER), prenome. Título do livro, subtítulo (se houver). Número da edição. Local: Editora, data de publicação, volume ou tomo, quantidade de páginas.

Exemplos:

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil, procedimentos especiais. 29. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002. v.III, 486 p.

STOCO, Rui; FRANCO,Alberto Silva (Coord.). Código penal e sua interpretação jurisprudencial. 7.ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. v. 1 – parte geral, 2106 p.

  1. b) Capítulo de livro

SOBRENOME DO AUTOR QUE ESCREVEU O CAPÍTULO ACOMPANHADO DO PARENTESCO (SE HOUVER), prenome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, prenome. Título do livro; subtítulo (se houver). Número da edição. Local: Editora, data de publicação, volume ou tomo, quantidade de páginas.

Exemplo:

FERRAZ JUNIOR, Tércio Sampaio. Poder e justiça. In: TÔRRES, Heleno Taveira (Coord.). Direito e poder nas instituições e nos valores do público e do privado contemporâneos: estudos em homenagem a Nelson Saldanha. Burueiri: Manole, 2005.
Notas

– Edição: quando o livro se trata da primeira edição, não é necessário citá-la na referência.
Use: 12.ed.  Não use: 12º edição ou 12º ed.

– Livros escritos por mais de três autores: cita-se o primeiro autor seguido da expressão, em latim, “et al.”. Esta regra tem exceção em projetos de pesquisas e relatórios técnicos.

– Não use: “Referências Bibliográficas” para relação de livros consultados, incluindo trabalhos capturados na internet. Use: “Referências”.

2.3.1.2 Periódicos (revistas)

  1. a) Periódico considerado como um todo

TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação: Editor(a): ano de início da publicação – ano de encerramento (se houver).
Exemplos:

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-      .

  1. b) Parte do periódico (fascículos, volume, números especiais) – regra

TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação: Editor(a), numeração do ano e/ou volume, número do fascículo, informações de períodos e datas de publicação.

Exemplo:

REVISTA DA ESMAPE. Recife: Esmape, v. 10, n. 22, jul./dez. 2005.

  1. c) Artigo de periódico

SOBRENOME DO AUTOR QUE ESCREVEU O ARTIGO ACOMPANHADO DO PARENTESCO (SE HOUVER), prenome. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, numeração do ano e/ou volume, fascículo ou número, paginação inicial – paginação final, mês, ano de publicação.

Exemplos:

BARRETO, Ricardo Paes. Do não conhecimento dos aclaratórios meramente protelatórios por falta de adequação. Revista da ESMAPE, Recife, v. 1, n. 1, p.289-306, jun. 1996.

CARBONE, Artur; GALANTE, Luís Felipe. Delineamentos jurídicos sobre os contratos de utilização de embarcações. Revista de Direito Privado, São Paulo,  a.1, n.4, p.27-48, 2000.

Obs.: Não é necessário citar o(a)  editor(a) para referência de artigo e não se adota a expressão “In”.

  1. d) Artigos capturados na internet – devem obedecer à regra de artigo, acrescidos de informações relativas à descrição física ou meio eletrônico.

RIBEIRO, P.S.G. Adoção à brasileira: uma análise sociojurídica. Dataveni@, São Paulo, a. 3, n. 18, ago. 1998. Disponível em: <http://www.datavenia.inf. br/frame.artig.html>. Acesso em: 10 set. 1998.

Notas

– Para indicação do “mês”, use a grafia abreviada até a terceira letra, exceto o mês de maio. Ex.: jan.,fev., mar., abr., maio, jun.

– Use “p.” para designação de página. Não use “pág.”

2.4 Anexar ao trabalho uma folha que deverá conter o nome completo do autor, endereço, telefone, fax e e:mail.

3 Das normas editoriais

3.1 O autor não será remunerado pela cessão e publicação de trabalhos.

3.2 Não serão publicadas monografias, dissertações e teses na íntegra.

3.3 Será publicado apenas um trabalho por autor em uma mesma edição.

3.4 Os artigos publicados podem ser reproduzidos, total ou parcialmente, em formato impresso e/ou eletrônico, desde que citados o(s) nome(s) do(s) autor(es) e fonte de publicação original.

3.7 A seleção dos trabalhos é de competência da Comissão de Avaliação Científica do Sindhospe.

3.8 Os trabalhos recebidos não serão devolvidos.

3.11 Toda a colaboração deverá ser remetida para:

Sindhospe- Sindicato dos Hospitais de Pernambuco

Email: enoblat@sindhospe.org.br

 

 

 

leave a comment