• NotíciasLançada campanha nacional de alerta à importância da continuidade dos tratamentos médicos

A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), juntamente com as federações e sindicatos filiados, entre eles o Sindhospe, lançou oficialmente a campanha de alerta sobre os atendimentos médicos que não devem ser interrompidos por conta da pandemia.

A ação é direcionada a pacientes, sociedades e entidades médicas, personalidades e autoridades do setor e profissionais de saúde que tratam de doenças que demandam terapias e cuidados que não podem ser suspensos. Cardiologia, oncologia, nefrologia (hemodiálises), obstetrícia (pré-natal), entre outras áreas, estão no foco do esforço, assim como os cuidados pós-operatórios.

A campanha também convoca médicos e unidades de saúde a ecoar o alerta, já que as condições necessárias para a continuidade, em segurança, dos tratamentos estão garantidas. Entradas separadas, postos avançados criados especialmente para atender pacientes não-covid, treinamento reforçado de profissionais sobre o uso de epi’s, assim como a testagem constante de profissionais em contato com o coronavírus são algumas das ações praticadas pelas unidades de atendimento.

Para o presidente da CNSaúde, o médico breno monteiro, “o objetivo é evitar o agravamento no quadro de pacientes que dependem de tratamento contínuo para garantir a qualidade de vida ou mesmo a própria sobrevivência. a paralisação dos atendimentos pode ainda aumentar a demanda por leitos que, hoje, se encontram escassos por conta da covid-19”, afirma.