• NotíciasINFECÇÃO HOSPITALAR É A QUARTA MAIOR CAUSA DE MORTES NO MUNDO – Venha Debater Conosco O Tema!

INFECÇÃO HOSPITALAR É A QUARTA MAIOR CAUSA DE MORTES NO MUNDO

I Fórum Sindhospe de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS, discute a gravidade desse tema: “INFECÇÃO HOSPITALAR É A QUARTA MAIOR CAUSA DE MORTES NO MUNDO”

A infecção hospitalar é um dos maiores temores dos pacientes que precisam se submeter a um procedimento ambulatorial ou a uma internação prolongada em uma unidade de saúde, seja pública ou particular.

Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS – são definidas como infecções adquiridas durante o processo de cuidado em um hospital ou outra unidade prestadora de assistência à saúde, que não estavam presentes.

O medo tem sua razão de ser e encontra amparo nas estatísticas assustadoras sobre o assunto. Mais da metade dos pacientes com sepse vai a óbito nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do país.

No Brasil, a OMS estima que entre 16 a 37 pessoas contraem infecções a cada 1.000 pacientes atendidos. Estimativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), apontam que a taxa média de infecção hospitalar é de 9%, com uma letalidade de 14,35%.

A falta de medidas de prevenção, como o simples ato de lavar as mãos, por parte das unidades hospitalares pode ser um dos principais motivos pela morte de mais de 230 mil pessoas por ano.

Mais de 55,7% dos pacientes internados por conta da infecção generalizada acabam morrendo. A morte por infecção generalizada é mais comum do que os óbitos causados por acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Os dados fazem parte do levantamento publicado na revista Lancet Infection Diseases, feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Latino Americano de Sepse, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que avaliou pacientes com sepse atendidos em UTIs particulares e públicas do Brasil.

Pela seriedade e importância desse tema, o Sindicato dos Hospitais de Pernambuco, realizará no dia 04 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, o I Fórum Sindhospe de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS.

Eurico Noblat – Coordenador Científico e de Inovação do SINDHOSPE e Coordenador dos eventos Sindhospe na Hospitalmed

HospitalMed é a melhor e mais completa feira de saúde das Regiões Norte-Nordeste reunindo em um só local, exposição dos lançamentos e tendências para produtos e serviços do setor, inovação, networking e aperfeiçoamento profissional. Teremos mais de 150 horas de conteúdo através de fórunspalestrasworkshops e congressos sobre os mais diversos temas. Confira abaixo a grade dos workshops e congresso da HospitalMed realizados pelo SINDHOSPE:

Saiba mais

“Novos modelos de remuneração na Saúde Suplementar”

Saiba mais

Lembrando que os eventos possuem vagas limitadas! Navegue em nosso site, veja os eventos já disponíveis e garanta sua vaga!Não vai ficar de fora, né?
CREDENCIE-SE JÁ NA HOSPITALMED AQUI →