• NotíciasDoação marca história da Fundacentro

Doação marca história da Fundacentro

homenagem_fundacentro2

Valorizar as pessoas pela sua trajetória é um papel social admirado pelo Sindicato dos Hospitais do Estado de Pernambuco (Sindhospe). Ícone da medicina do trabalho no Norte-Nordeste e, também, no País, Dra. Jandira Dantas Machado é uma dessas pessoas que faz valer sua história. Na última quinta-feira, ela doou seu acervo pessoal com mais de 2,2 mil livros para a Fundacentro, em cerimônia que reuniu importantes nomes do meio de Segurança e Medicina do Trabalho.

Com 85 anos de vida, Dra. Jandira nasceu em Sergipe, mas semana passada recebeu o título de cidadã recifense na câmara dos vereadores do Recife. Em 1975, implantou de forma pioneira no País o curso de formação de técnicos de segurança do trabalho, com duração de 3 anos, na antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco. Mas não parou por aí.

Auditora fiscal do trabalho aposentada, atuou durante a década de 80 como médica do trabalho na Fundacentro de Pernambuco. “E, num gesto de grandeza, ela retoma a casa onde escreveu sua trajetória profissional para doar os títulos na área de segurança e saúde no trabalho” disse Dra. Solange Bezerra, do setor jurídico do Sindhospe, acrescentando que esta foi uma oportunidade para que a Drª Jandira recebesse o carinho e reconhecimento dos amigos e companheiros de luta.