• Eventos e CursosConfira a programação completa e os participantes dos painéis do IX Congresso da Fenaess.

Foi divulgada a programação completa do nono congresso da Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Sáude, Fenaess. O evento, que acontece pela primeira vez na história de modo online, começa na próxima quarta-feira (09), indo até a sexta-feira (11).

Entre os temas a serem debatidos estão a Reforma Tributária, o futuro da saúde suplementar e do SUS, a medicina diagnóstica, os próximos passos da telemedicina e os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor de saúde.

No primeiro dia do encontro online, das 17h às 20h, será transmitido o painel “A efetivação da autoridade nacional de proteção de dados e a regulação do setor saúde”, com a participação da Assessora Especial da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Secretaria Geral da Presidência da República, Daniela Marques, do representante do Senado Federal no Conselho da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, Fabrício Mota, e da professora de direito civil da Universidade de Brasília (UnB), Laura Mendes. A mediação fica por conta do coordenador jurídico da CNSaúde e Assessor Jurídico da Fenaess, Marcos Ottoni.

No mesmo dia e horário, um debate especial sobre os efeitos da Reforma Tributária em curso no congresso, com a participação do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do Subsecretário de Tributação do Governo Federal, Sandro Serpa, e o diretor executivo da CNSaúde, Bruno Sobral. Mediação: diretor do comitê jurídico da Abramed e diretor jurídico do grupo Dasa, Fábio Cunha.

No dia 10, a partir das 17h, acontece o painel “O que a pandemia nos ensinou sobre a telemedicina?”, com a deputada federal Adriana Ventura, o gerente médico de telemedicina do Hospital Albert Einstein, Eduardo Cordioli, a presidente do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, com mediação da presidente da comissão especial de direito sanitário da OAB-SP, Teresa Gutierrez. No mesmo dia, será transmitido ainda o painel “O impacto da pandemia na saúde suplementar”, com o diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel.

Por fim, no dia 11, está programado o painel “Os desafios da medicina diagnóstica no pós pandemia”, com a presença do diretor da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Fábio Brazão, da participante do conselho de medicina diagnóstica da CNSaúde, Claudia Cohn, e a presidente da Fehoesg, Christiane do Valle. Mediação: Priscila Franklin, diretora executiva da Abramed.