Mundo chega a 200 mil casos e 8 mil mortes

Mais de 200 mil casos de coronavírus e 8 mil mortes em todo o mundo; Chile decreta estado de exceção por catástrofe. Governo de SP determinou o fechamento de shoppings e academias.

O mundo registrou nesta quarta-feira (18) mais de 200 mil casos de coronavírus e ao menos 8 mil mortes, segundo um levantamento feito pela universidade norte-americana Johns Hopkins. A China é o país que mais teve casos, com ao menos 40% das infecções mundiais.

O segundo país mais infectado está na Europa, continente que foi considerado o novo epicentro da doença. Com 15% das infecções mundiais por Covid-19, a Itália isolou cidades e fechou fronteiras para conter o avanço da epidemia.

Em um balanço feito pela agência France Presse, o velho continente já superou a Ásia no número de mortes provocadas por coronavírus. Segundo a agência, a Europa contabilizou ao menos 3.421 mortes, enquanto a Ásia registrou 3.384.

Estado de calamidade

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, decretou estado de exceção por catástrofe em decorrência da pandemia do Covid-19 nesta quarta-feira. “Esse estado de catástrofe terá vigência de 90 dias a partir das 0h de amanhã (0h em Brasília)”, disse Piñera.

Com isso, ele pode restringir reuniões em espaços públicos, assegurar a distribuição de bens e serviços básicos, estocar alimentos e outros bens e impor quarentenas e toques de recolher.

Fechamento de escolas

Metade dos estudantes do mundo, ou seja, mais de 850 milhões de crianças e adolescentes, estão sem aulas devido à epidemia de coronavírus anunciou nesta quarta-feira a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com o fechamento total de escolas e universidades em 102 países e o fechamento parcial em outros 11 em consequência da pandemia da Covid-19, o número de estudantes sem aulas dobrou em quatro dias e deve continuar aumentando, destacou a Unesco em um comunicado.

No Brasil

O Brasil registrou 350 casos confirmados da doença. São Paulo segue tendo o maior número de casos confirmados: 164. O último boletim do Ministério da Saúde contabiliza 291 casos em 16 estados e no Distrito Federal, mas as secretarias de outros estados divulgaram mais 59 casos. Quase nove mil pessoas esperam o resultado do teste.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Augusto Heleno, informou que testou positivo para o novo coronavírus. O ministro aguarda contraprova. Heleno integrou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na viagem à Flórida (EUA), na semana passada. Ele fez um primeiro teste, com resultado negativo, e realizou um novo exame na terça-feira (17).

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro investiga duas mortes de pacientes com suspeita da Covid-19. Uma suspeita foi em Niterói, na Região Metropolitana, e a outra em Miguel Pereira, no Sul do estado. A prefeitura da capital carioca decretou situação de emergência na cidade.

leave a comment