• CoronavirusCoronavírus: SENAI e empresas do setor automobilístico realizam manutenção de respiradores mecânicos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), junto com a Fiat Chrysler Automóveis (FCA), vai realizar a manutenção de respiradores mecânicos de hospitais públicos e privados de Pernambuco. A rede voluntária conta com dois pontos aqui no estado: a escola técnica do Senai, em Santo Amaro, no Recife, e a fábrica da FCA, em Goiana, na Mata Norte.

O Sindhospe e a Secretaria de Saúde de Pernambuco realizam o monitoramento de respiradores danificados nos centros hospitalares para enviá-los aos pontos de manutenção. De acordo com levantamento da Lifeshub Analytics, o Brasil conta com 65.235 ventiladores pulmonares, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS). Deste total,3,6 mil estão fora de operação.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. A estimativa é que cada ventilador recuperado poderá atender até dez pessoas.

A manutenção destes equipamentos começou nesta terça-feira (31) e será feita por docentes dos cursos de eletrônica e mecânica do Senai. De acordo com a diretora industrial do Senai, Claudia Pissolato, a inicitaiva é de âmbito nacional. “A ação é do Senai nacional, que mobilizou todas as unidades estaduais e grandes empresas, como montadoras de automóveis e empresas de logística, para realizar este ato de salvar vidas”, enfatizou.

No Brasil

A rede voluntária conta com 25 pontos de manutenção, dos quais dez são unidades do SENAI e 15 estão em plantas das seguintes empresas: ArcerlorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Jaguar Land Rover, Renault, Scania, Toyota e Vale.

Os pontos da Iniciativa + Manutenção de Respiradores estão em 13 estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte , Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.